Ângulos e posição de câmera

Olá pessoal,

Tudo bem com vocês? 😀
O post de hoje faz parte de uma nova série de posts com dicas curtas sobre aspectos relevantes na elaboração de páginas de quadrinho, capas, ilustrações e concepts.

Para iniciar, o aluno Lucas Meyer fala sobre ângulos e posição de câmera com base em algumas páginas de um quadrinista que o inspira em seus trabalhos.

VAMOS LÁ!

Um dos recursos que considero um dos principais quando faço minhas páginas, é o bom uso da câmera em ângulos impactantes nos painéis. Um artista que utiliza muito bem esse recurso é o Ivan Reis, um quadrinista brasileiro que ganhou destaque na DC Comics por revitalizar, junto a Geoff Johns, personagens como Lanterna Verde e Aquaman.

aquapencil_by_ivanreisdc-d421zrv

Essa primeira página é um exemplo de splash page de Aquaman Capítulo #01 (2011), onde ele optou por colocar a câmera em uma angulação abaixo do personagem no intuito de dar mais imponência e grandeza por se tratar da cena de aparição do Aquaman. A escolha parece simples mas já faz com que a cena fique mais impactante e dinâmica.

blackest_night_00_double_page_by_ivanreisdc-d3eygq2

Um segundo exemplo foi aplicado nesta outra cena do Flash com o Lanterna Verde de Blackest Night Capítulo #00 (2009). Dessa vez com uma câmera abaixo e inclinada é possível perceber que a anatomia e a composição ajudam bastante na cena mas que a escolha dessa angulação de câmera é o principal aspecto que traz mais peso e  grandiosidade aos heróis pois dá um foco maior a cena.

trinity_war_cover_by_ivanreisdc-d6kvd2x

Por fim, nesta última página de Trinity War Cover (2013) o posicionamento da câmera é frontal e mesmo assim os personagens possuem dinamismo. Isso acontece porque o desenhista soube utilizar outros recursos de composição e distribuição das figuras. Podemos então perceber que não basta pensar em um posicionamento de câmera diversificado e ignorar os outros aspectos que também são importantes na elaboração de uma página ou capa. É necessário pensar no planejamento como um todo.

Você pode conhecer um pouquinho sobre o Lucas Meyer e o que ele faz, dando uma olhada no portfólio dele aqui no site.

Comentários, curtidas e compartilhamentos são bem-vindos! ♥

Até a próxima!


Referências das imagens:

  1.  https://ivanreisdc.deviantart.com/art/Aquapencil-245316955
  2. https://ivanreisdc.deviantart.com/art/Blackest-night-00-double-page-206521130
  3. https://ivanreisdc.deviantart.com/art/Trinity-war-cover-397852665

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: