Esboço, o início de tudo!

Todo trabalho de ilustração e quadrinhos, começa com diversos esboços, estudos, rascunhos, até que se alcance um resultado final satisfatório. Para falar um pouco sobre esse assunto que é muito importante, separamos aqui, o processo de desenvolvimento de uma arte que acompanhamos na ClubComics feita pelo quadrinista e ilustrador Celso Mazine.

Em um primeiro momento parecem apenas diversos rabiscos em uma página!
Mas cada um desses acima, é um estudo simplificado da cena em questão, neste caso, uma ilustração de amostra a ser enviada para editoras. Nesta primeira etapa não há necessidade de se desenhar no formato final, nem definir muitos detalhes, são apenas ideias sendo esboçadas no papel. 

Separar em blocos, caixas, manchas, silhuetas gestuais, que indiquem os elementos, diferenciando figura de fundo, personagens, objetos e cenário de uma forma simplificada, é algo para se ter em mente nessa primeira parte.

Depois de diversos estudos simplificados, é necessário fazer algumas escolhas, separar algumas ideias que ficaram melhores. Leva-se em conta aspectos como a distribuição de áreas preenchidas, o movimento visual, a distância entre os elementos e as sobreposições, para começar a pensar na perspectiva da relação espacial entre os personagens, objetos e cenário e a anatomia das estruturas corporais, posições e movimentos dos personagens. 

Busca-se então definir um pouco mais cada um dos elementos e seus significados na composição, compreendendo as relações de anatomia e perspectiva, a caracterização dos personagens como roupas e acessórios e expressões corporais e faciais. Um bom recurso é fazer alguns estudos em separado para visualizar melhor o elemento que se pretende melhor definir. 

Mesmo quando se chega a uma imagem onde as escolhas já estão mais resolvidas, por vezes se faz uma alteração ou outra ao definir bem o desenho, uma mudança de tamanho ou posição de um personagem, uma expressão facial, aspectos de vestimenta e acessórios.

Guardar os rascunhos é importante, pois, por vezes se faz necessário repensar estudos e alguns elementos das primeiras ideias podem servir para se retrabalhar a ilustração.

No próximo post iremos falar um pouco do que acontece após essas primeiras escolhas. Compartilhe se considerar essas informações importantes, e deixe também seu feedback!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s